Pages

0 O assunto é: RACISMO

Olá pessoal, tudo certo? Hoje vim aqui para fazer um post que não tem haver com moda e beleza, e sim com a humanidade. O problema do racismo ainda existe no Brasil e nós, devemos lutar contra ele e sermos exemplo para nossa geração futura! Fazendo um trabalho escolar sobre o racismo no Brasil, me veio à cabeça colocar um post no blog que aborda esse assunto. Será uma postagem breve com alguns depoimentos que mexeram bastante comigo. Acho absurda a ideia de que tem gente que prefere julgar uma pessoa por sua cor ao invés do caráter. Espero que gostem!


Racismo no Brasil

Racismo é uma crença segundo a qual as capacidades humanas são determinadas pela raça ou grupo étnico, muitas vezes expressa na forma de uma afirmação de superioridade de uma raça ou grupo sobre os outros. Pode manifestar-se como discriminação, violência ou abuso verbal.


Depoimentos de pessoas discriminadas
No ano passado eu passeava num shopping de Curitiba com a minha mãe, quando gostei de uma blusa.Entrei na loja.Vi o preço. Era caríssima. Mesmo assim quis experimentar.Mas ninguém me atendia. As vendedoras me olhavam de cima para baixo.Olhavam e faziam que não me via.Fiquei nervosa e fui embora. Disse a minha mãe o que tinha acontecido. Decidi então voltar. Entrei e contei até dez. Todos continuavam a me ignorar. Ai explodi. "Será que tenho de abrir minha bolsa e mostrar o cartão de credito?" Virei as costas e sai. A gerente então correu atrás de mim. Tentou me explicar que não podia adivinhar que eu tinha dinheiro para comprar a blusa. Não quis ouvi-la, não. Poxa, só porque sou negra não posso ter dinheiro? O preconceito existe, sim...
Cinthya Rachel, 18 anos

Em março deste ano eu estava nas Lojas Americanas procurando um presente paras minha mãe, e carregava um caderno que ela havia comprado lá mesmo noutro dia. Ai chegou uma segurança e foi logo me acusando de roubo. Revistou minha bolsa e como não tinha a nota fiscal comigo, fui levada ao Juizado de Menores. Só quando minha mãe apareceu com o comprovante é que fui liberada.Eu fiquei muito nervosa, nunca tinha sido acusada de roubo, e nem xingada por ser negra. Foi a minha mãe que fez me ver que isso era racismo. Ainda bem que não todo mundo assim racista. Eu tenho orgulho de ser negra estou feliz com a cor que Deus me deu.
Isabela Santos 14 anos, Salvador.

"No meu primeiro dia de aula, fui apelidado de macaco. Vi-me então frente ao terror. A expressão macaco era proferida pelos meus 'colegas' em tom agressivo, quase uma declaração de guerra. Havia algo em meu corpo que não era aceito naturalmente pelos outros (...). Todavia, notei que tal sensação desagradável não era sentida por um amigo meu, meu vizinho, que era branco e que tinha uma outra recepção na escola. Compreendi, então, que havia a cor da pele, ou melhor, as cores de pele. Conforme a cor, conforme o tratamento."


Espero que tenham gostado! Bjoos coloridos
Nathália Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Blue Jeans! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger